sábado, 7 de maio de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS - DIVISÃO DO PARÁ

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,para-especialistas-criacao-de-estados-e-manobra-politica,715969,0.htm

2 comentários:

  1. A Fragmentação do Estado do Pará, para alguns especialistas vai facilitar a admiministração em função da descentralização. Ora, existem países com
    Estados tão grandes quanto o Pará e são muito bem administrados, como é o caso do Texas nos Estados Unidos (me parece mais uma manobra política que qualquer outra coisa que beneficie à sociedade como um todo)!
    Teríamos, com a fragmentação, um número muito maior de deputados estaduais, entre outros políticos, do que já temos por lá e isso para um país onde essa categoria é considerada por 90% dos brasileiros verdadeiros usurpadores e legisladores em causa própria, seria um absurdo!

    ResponderExcluir
  2. No Brasil volta e meia, políticos espertalhões se saem com propostas deste tipo. Dividir estados de grandes proporções por que unidades menores serão mais fáceis de administrar... Uma vez, aqui na Bahia, queriam dividir o Estado em duas partes. O estado beleza seria aquele pedaço contendo o Sul (terra de boa produtividade e clima mais ameno, enorme quantidade de sítios turísticos, Polo Industrial de médio tamanho em Ilhéus e Itabuna, Porto Seguro, Cabrália, Abrolhos,etc), Baixo Sul(Região de produção intensa de azeite de dendê e grande atratividade turística, Morro de São Paulo, Valença, etc) e Recôncavo Baiano (onde se encontra o petróleo, o Pólo Petroquímico e O Centro Industrial de Aratu). O "resto" (sertão) ficaria no outro Novo Estado...
    Em Minas, um gênio queria dividir também em regiões Sul e Norte, ficando com o Triângulo Mineiro e a toda a parte sul do Estado. O vale do Jequitinhonha? Deixa pros outros! Mais cargos, mais impostos, e os proponentes curiosamente são políticos das regiões mais abastadas destes estados que ficariam com a parte "sã" por assim dizer. Por que, no caso do Pará seria diferente. Só pode ser vagabundagem dessa clique de ladrões, parentes de Jarbas Barbalho e outros!

    ResponderExcluir